As Placas de Vídeo RTX Série 50 Entregaram o que Prometeram?

Será que as promessas da Nvidia sobre as RTX Série 50 foram realizadas?

RTX 50NOTÍCIAS GAMERRTX SÉRIE 50NVIDIATECNOLOGIAGAMES

2/5/20254 min ler

A Nvidia, empresa responsável por lançar componentes eletrônicos para computadores, recentemente lançou a tão esperada nova geração das suas placas de vídeo, a série 50. As RTX 50 foram anunciadas como "As placas que seriam superiores em relação a série 40". Porém, após o seu lançamento, essas alegações se mostraram verdadeiras? Descubra hoje se a Nvidia cumpriu com as suas promessas ou se simplesmente acabaram aumentando mais do que devia para impulsionar o marketing das suas novas placas.

As placas de vídeo que terminam com o número 90 são as que mais possuem qualidade e são responsáveis por apresentarem o maior poder de processamento da geração. Por exemplo, a RTX 4090 foi a placa mais potente e avançada que existia no mercado de componentes e, por conta disso, ela apresentava o maior preço em comparação a 4080, 4070, 4060 e a 4050. Sabendo disso, da para entender a importância das placas que terminam com 90 no mercado e o impacto dela para os computadores.

A RTX 5090 foi apresentada no evento da Nvidia em janeiro como a placa mais poderosa até o presente momento, não é atoa que ela possui um comprimento de 304 mm e uma largura de 137 mm. Mostrando um desempenho que seriam até mesmo o dobro de uma 4090, a nova placa apresenta o DLSS 4 que possui o novo recurso chamado de Multi Frame Generation que, segundo a Nvidia, aumentaria o FPS dos jogos mantendo a fidelidade aos gráficos.

O lançamento da 5090 foi marcada com o rápido esgotamento do estoque, sendo um problema que já vamos comentar, problemas que ocorreram na placa após a atualização dos drivers e uma polêmica de que o Multi Frame Generation estaria produzindo "Frames falsos". Mesmo após esses acontecimentos, a 5090 mostrou ser uma placa boa, sendo até mesmo superior a 4090, e apresentando um desempenho bom tanto para o público gamer quanto para o de criadores graças ao seu recurso de IA e uma capacidade de 32 GB equipada com a memória GDDR7 que é capaz de realizar processos com uma velocidade impressionante.

Veja abaixo o vídeo comparativo da RTX 4090 com a 5090 nos jogos:

RTX 5090 Demonstrou Ser a Placa Mais Potente do Mundo?

Créditos: BENCHMARKS FOR GAMERS/Youtube

RTX 5080: Melhor Que a Sua Antecessora?

Abaixo da 5090 temos a RTX 5080, uma placa na qual chamou a atenção do público por apresentar um preço relativamente mais baixo e supostamente poder entregar o desempenho parecido com uma 4090. Entretanto, será que ela conseguiu ser melhor que a sua antecessora ou até mesmo acompanhar o desempenho da 4090?

A 5080, de acordo com o site da Nvidia, apresenta uma configuração de memória de 16 GB de GDDR7, DLSS 4, um IA TOPS de 1.801 e uma largura de banda da memória de 960 GB/sec que, se comparado com uma 4080 SUPER, se mostra bastante superior mesmo as duas placas tendo o mesmo espaço de memória de 16 GB. Todavia, se comparado com uma 4090, ele se mostra inferior por conta da 4090 ter um espaço de memória de 24 GB e uma largura de banda da memória de 1.008 GB/sec.

Essa placa acabou sendo afetada pelo mesmo alto número de compras no seu lançamento que fez com que esgotasse o estoque em poucos dias e havendo uma escassez dessas novas placas. A 5080 acabou mostrando um grande avanço a sua antecessora, mas não conseguindo ter um desempenho parecido com a 4090 sem depender da utilização do DLSS 4 e do MFG, no caso de jogos.

Veja abaixo o vídeo comparando a RTX 5080 com a 4080 SUPER e a 4090 nos games:

Créditos: BENCHMARKS FOR GAMERS/Youtube

Créditos: BENCHMARKS FOR GAMERS/Youtube

Problemas Observados Na Série 50 e Ao Atual Mercado de GPUs

O lançamento dos novos componentes da Nvidia acabou apresentando a alta quantidade de pessoas que compraram as novas placas para esgotar o estoque e revende-las depois com um valor alto por se tratarem de Placas gráficas que são bastante procuradas pelas pessoas que jogam jogos e também por aqueles que utilizam o poder da GPU para criar programas, vídeos e entre outros elementos. Por conta de serem produtos novos, a fabricação desses componentes demorariam meses até serem reabastecidos no estoques. Fazendo desta forma que as pessoas acabem comprando dos revendedores essas placas pelo valor que foi anunciado. 

As série 50 também mostraram o quanto elas são dependentes dos recursos das IAs para terem uma taxa de quadros mais alta. Como dito anteriormente, o Multi Frame Generation é um recurso presente nas novas placas de vídeo que possuem a capacidade de aumentarem artificialmente o FPS dos jogos que faz com que as novas GPUs possam alcançar e ultrapassar o desempenho da 4090. 

A falta de concorrentes no mercado acabou fazendo com que a Nvidia "relaxasse" e faça seus produtos com configurações inferiores de propósito pois ela sabe que não tem um rival forte. Podemos observar isso pelo simples fato da RTX 5080 apresentar uma memória RAM de 16GB, sendo inferior a RTX 4090 que apresenta uma memória de 24GB. A AMD é uma das poucas empresas que é concorrente da Nvidia no mercado de GPUs, tendo a sua série Radeon RX, vendendo uma placa mais barata que a série RTX e apresentando um desempenho competitivo. A Intel também compete com a Nvidia com a sua própria linha chamada de Intel Arc, contudo diferente da AMD, as placas gráficas da Intel apresentam um desempenho que não conseguem competir direto com a série 40 da RTX, ficando um pouco para trás se colocado lado a lado com a 4060.

Mas enfim, o que esse assunto de concorrentes da Nvidia pode nos afetar? Basicamente, como a Nvidia é a maior empresa de componentes para eletrônicos e de inteligência Artificial, isso faz com que haja um monopólio e consequentemente fazendo com que essa empresa coloque um grande preço nos produtos dela pois sabe que as pessoas vão comprar. Essa situação pode fazer com que ela lance os seus produtos com pouca inovação e melhoria, focando todo esses recursos no produto mais caro, como as GPUs que terminam com 90. A falta de um concorrente forte acaba afetando a vida de nós compradores que irá precisar gastar mais em um produto que realmente demonstre uma melhoria.